A tirolesa um esporte radical, que nasceu na Áustria, em Tirol, mas que hoje é praticado em todo o mundo. Inicialmente, era utilizada apenas para travessias de coisas importantes sobre os rios e montanhas do mundo , como mantimentos, animais e até pessoas. Depois, já no século XIX, em meio à guerra presente na Europa que destruía passagens e caminhos, a tirolesa se transformou em um meio de transporte mais eficaz para a população.
Nessa atividade a aventura, o praticante é preso por mosquetões a uma cadeirinha de alpinismo, e se desloca com roldanas de um ponto a outro por um cabo aéreo posicionado horizontalmente. O cabo, é claro, fica nas alturas, normalmente conectado a árvores, ao ar livre. Isso significa que o praticante tem a sensação de “voar” sobre o local. Muitas tirolesas estão acima de florestas, lagos e outras lindas paisagens, o que torna a experiência mais prazerosa.
É uma atividade passiva, que não requer nenhum esforço físico do praticante, nem mesmo uma técnica específica. Por isso, pode ser feita por qualquer pessoa, de qualquer idade, até mesmo leigos, iniciantes e pessoas sem condicionamento físico. Porém, é necessário usar equipamentos especiais para garantir sua segurança e bem estar.
Ao mesmo tempo que não exige esforço, proporciona muita emoção e adrenalina! A sensação é indescritível. Além disso, também proporciona uma vista maravilhosa, já que é sempre praticada ao ar livre.
Pelo menos é assim no Canela de Ema! Temos várias Tirolesas ao final de cada circuito de Arvorismo, além da nossa tirolesa especial: o Tirolesão. As tirolesas ficam em meio à natureza, e muitas passam por cima do lago, proporcionando uma vista de tirar o fôlego e uma sensação única, imperdível. Portanto, se procura por Tirolesa em BH ou proximidades, não deixe de visitar o Canela de Ema, que está bem pertinho, em Caeté (veja aqui como chegar!)! Agora que já sabe o que é tirolesa, e como ela surgiu, nada como curtir uma (ou várias), não é mesmo?